Blog

Ações Individuais em Computação Gráfica

Posted by:


Cada vez mais, construir uma carreira de sucesso em Computação Gráfica depende somente do indivíduo e da percepção da realidade que o cerca.

Em nenhum momento da história humana, as ações individuais tiveram tamanha importância. Fica evidente quando falamos de Aquecimento Global, mas poucos percebem a importância dessas ações para a sustentabilidade econômica e promoção do mercado de Computação Gráfica Brasileira.

Em um mundo com a grande maioria da população residindo em grandes cidades dominadas por oligopólios e mídias de massa, relevar ações de cada indivíduo chega até a ser um contra-senso. E isso é exatamente o que se espera de você: um caráter conformista atende aos interesses daqueles satisfeitos com a situação atual. Para piorar, propaga-se em nossa sociedade o sentimento capitalista com modelos de relacionamento interpessoal baseados em interesses financeiros, aqueles dos países que nem preciso mencionar.

Uma das maiores besteiras oriundas destas sociedades é a antiga frase “ninguém é insubstituível”, uma pérola usada no mundo dos negócios por chefes incompetentes. Acredite ou não, você faz parte da nação mais humana do mundo. Seus amigos, familiares e até mesmo alguns colegas de trabalho (não todos) literalmente amam você. Você é um individuo único e insubstituível e será exatamente esse valor que será preciso desenvolver para tornar-se não só uma pessoa melhor, mas também para iniciar o caminho da prosperidade. Então podemos dizer que a capacitação do individuo no desempenho de seu papel requer, acima de tudo, uma crescente evolução e percepção de si próprio. Observe que a competência depende muito do individuo como pessoa, mas também é inegável que o individuo despreparado profissionalmente não poderá alcançar o sucesso.

É importante notar que ações individuais nada têm a ver com o isolamento, ou seja, extraído de seu contexto, qualquer profissional é insustentável. A sustentabilidade faz sentido apenas quando se considera todo o conjunto onde se está inserido.

No trabalho, as ações do individuo devem se iniciar pelas percepções da realidade de cada componente do conjunto. Nesse caso, busca-se entender a dinâmica dos valores, crenças, opções éticas, necessidades, aspirações, expectativas, conhecimentos e interesses. Como individuo revolucionário, você está sempre a um passo de uma grande transformação. De um conjunto de iniciativas, mesmo que aparentemente sem retorno, vão se desdobrar as maiores oportunidades. Sua participação e ajuda em fóruns ou em concursos de imagens é fundamental. Organizar e ir a eventos possibilita a aproximação com profissionais e, por conseqüência, a troca de informações e experiências valiosas. Tomar a iniciativa e reunir pessoas que queiram desenvolver experiências fora do ambiente de trabalho é o caminho para experimentar novas tecnologias e conceitos. Ler e ver o que realmente contribui para a sua formação profissional e como individuo.”

O texto em questão foi escrito por Eduardo Azevedo para a revista Computer Arts.

Hoje usei as famosas teclas copiar e colar, pois não queria que o texto perdesse sua essência, também acredito que tudo depende de mim, todo dia trabalho para crescer sempre tentando absorver o melhor, depois de ficar por muito tempo “batendo na mesma tecla” (deve ser F12 :D) resolvi ir atrás de cursos para entrar no mercado de trabalho e me pergunto por que não tomei esta atitude antes? e vc?



related post

2


About the Author:

Discussion

  1. adell  agosto 7, 2008

    As pessoas mais ligadas a informática, independentemente da vertente, tem a idéia de que se aprenderem de modo auto-didático será mais reconhecido pelo outros membros da sua tribo, seja ela de programadores, artistas gráficos ou qualquer outro, o não é necessariamente a verdade.

    Além de poder comprometer a velocidade com que se chega ao final da jornada.

    (reply)
  2. fabio_b3d  agosto 9, 2008

    Creio que hoje em dia existe tanto conhecimento aberto ( ainda mais pra quem entende um pouco de ingles ) que as pessoas conseguem se virar bastante sozinhas , ainda mais com softwares livres , creio que muito do conhecimento que é ministrado em cursos pode ser adiquirido com o estudo deste conhecimento aberto , porem em um curso a absorção deste conhecimento se da de uma forma muito mais rapida e objetiva , creio que tanto este conhecimento que esta disponivel quanto ler livros e fazer cursos isso tudo se complementa tornando voce um profissional mais completo , eu por exemplo curso engenharia mecanica , porem estou sempre buscando livros de conhecimento especifico ( geralmente em ingles ) e fazendo pesquisas na internet . Cada meio de aprendizado tem suas vantagens e seu papel porem todos sao muito importantes !

    (reply)

Add a Comment