Blog

Animação de fotos em celular

Posted by:


Na última sexta-feira, 15/02, o VJ, Diretor de WebTV e criador de softwares Mauro Rubens da Silva apresentou à galera do Campus Party sua mais recente criação, o Animobile, software livre para animação de fotos em celular, concebido a partir do Mobile Processing.

O Animobile pode ser visto em ação e baixado para o celular no link http://outraspalavraslivros.com.br/applet/index.html e funciona tanto no computador quanto no celular. O usuário pode usar o código fonte para carregar o Mobile Processing com fotos pessoais e se divertir criando sua própria animação, bastando acionar as teclas numéricas que ficam acima das letras, como num game.

O software tem outra versão livre apenas para computador ( feita em Processing e que também pode usar fotos de dispositivos móveis) que é multiplataforma, rodando em Windows, Macintosh ou Linux. Um uso mais sofisticado do produto permite associar as animações a músicas e criar VJ sets. Acessibilidade tanto no custo – já que é disponibilizado de graça -, quanto na facilidade de manuseio – já que se baseia na percussão intuitiva das teclas das letras do computador.

Ambos foram inspirados numa versão inicial do Animobile criada para Windows e apresentada em videoconferência com a Universidade de Westminster de Londres realizada no Mobilefest 2007, em dezembro passado, no SESC-Paulista. Junto com esta versão foi criado o software Kinemobile que pode utilizar vídeos feitos em dispositivos móveis.

Interface que controla os bancos de fotos e vídeos
apresentada no Campus Party.

VJ é também psicólogo e fã da mobilidade e da livre difusão do conhecimento

Mauro Rubens é psicólogo e tornou-se criador de softwares a partir de estudos desenvolvidos em seu Mestrado (Psicologia Clínica, PUC-SP) com o tema “Usos da Realidade Virtual na Psicologia Clínica”. A paixão pela atividade de VJ relaciona-se, de certo modo, à criação de um ambiente virtual, em que o imagético pode ser trabalhado e construído ao sabor da música. Mergulhado no mundo da criação de imagens, surpreendeu-se com as possibilidades oferecidas pelos dispositivos móveis e, em especial, pelos telefones celulares.

Participante do Mobilefest, é fã da mobilidade e da livre difusão do conhecimento; para Mauro Rubens, os celulares tornaram a produção de fotos e vídeos mais acessíveis: “você coloca o aparelho no bolso e capta imagens quando e onde quiser; a transmissão de imagens via bluetooth e 3G deverá ser cada vez mais comum e provocar mais uma mudança de paradigma na comunicação, particularmente da juventude do terceiro milênio”, afirma.



related post

0


About the Author:

Nerd inveterado, já tentou 'abraçar' a informática como um todo e quase enlouqueceu, já perdeu coisas boas da vida para ficar estudando 'a tecnologia do momento', mas conseguiu bons amigos nas veredas binarias.