Enviar texto


Como uma comunidade aberta, esperamos que a própria rede usuários ajude a manter os assuntos em dia, até porque não é tarefa simples saber de todas as noticias relacionadas ao nosso escopo, então sempre foi uma politica dos administradores, incentivar o envio de textos para a publicação no site, desde que seguidas as regras básicas do nosso idioma, não ser conteúdo discriminatório ou ilegal.

Para aumentar a probabilidade de ter o texto enviado publicado no site, atente para o seguinte:

Sempre preencha seu nome ou pseudônimo, e seu endereço de e-mail. Se não quiser que seu e-mail seja publicado, solicite (no corpo da notícia) a retirada, e o pedido será atendido (e não divulgado). Para dificultar a coleta automatizada genérica de endereços por spammers, seu e-mail será automaticamente ofuscado (usando HTML entities) no momento da publicação. Muitas notícias deixam de ser publicadas porque o editor não tem como entrar em contato com o autor para esclarecer algum pequeno detalhe da indicação.

A não ser que a notícia seja sobre algo absolutamente inédito na web, sempre forneça um link para onde se pode obter mais informações, ou sobre a fonte na qual você se informou para escrever sua sugestão.

Use bem os links: A única tag HTML bem-vinda nas submissões de texto é o link (como no exemplo: <a href=http://blbbla.com/noticia/>texto do link</a> – use-a se souber e achar necessário. Evite enviar links usando outras sintaxes (por exemplo, bbcode ou wiki), pois eles tendem a ser removidos durante a edição. Se você enviar apenas as URLs, sem as tags de link, é provável que elas sejam transformadas em links com textos genéricos, como “link” ou “clique aqui” – e serão bem menos eficazes para comunicar.

Mantenha o foco: Uma boa notícia tem um tema bem definido, e não foge dele, nem o dispersa. Se você quer comunicar dois fatos ou eventos diferentes, faça duas notícias!

Denúncias, alertas, reclamações sobre serviços, produtos, organizações e outros: Podemos ajudar você a divulgar o seu material, mas buscaremos o fundamento antes. Certifique-se de assinar a nota com seu próprio nome completo, e mencionar no texto os seus contatos prévios com o principal interessado, e as respostas obtidas. A chance de publicação aumenta se você tiver publicado o original do material em seu próprio site (pode inclusive ser uma página do Googlepages, ou no WordPress.com, ou outro serviço gratuito) e mencionando seu próprio nome completo e forma de contato, mandando para apenas a sugestão de notícia contendo uma descrição/trecho e o link.

Não use abreviaturas! A nossa intenção é poder ser entendido inclusive por novos usuários, ou aqueles que ainda estão tendo seu primeiro contato com softwares do nosso escopo. Para eles, SL não significa Software Livre, distro não é distribuição, CG não computação gráfica, e sysadm não é administração de sistemas…

Se for reblog… Não há problema em enviar material que você já tenha publicado em seu próprio blog, desde que seja atual e relevante. Mas não faça linkjacking: se você estiver comentando uma notícia que já saiu em outro lugar, inclua no texto enviado tanto o link do seu blog, como o da referência original da notícia.

Dispense a formatação em HTML. Incluir formatação HTML (exemplo: negrito, itálico, sublinhado, parágrafos, listas…) é completamente desnecessário, porque a mensagem será reformatada (e reduzida a poucos parágrafos, se for para a capa do site) no processo de edição.

Não use lugares-comuns. Muitas notícias submetidas começam dizendo “estava navegando na web quando encontrei…”, ou “em minha visita diária ao site tal, encontrei…”. Vá direto ao ponto! Não use também a expressão “Para quem ainda não sabe” quando for acrescentar uma definição ou explicação: simplesmente explique! Os lugares-comuns diminuem a qualidade do seu texto sem acrescentar nada em troca!

Se estiver enviando um anúncio de evento, produto ou serviço de seu interesse, capriche na redação! O formato ideal é com um ou 2 parágrafos contínuos, sem subtítulos e sem listas itemizadas. Procuramos sempre publicar os anúncios na íntegra, mas infelizmente muitos deles não passam de uma lista itemizada de características ou detalhes, um formato adequado a muitos usos (incluindo anúncios impressos e slides de apresentação) mas que não fica bem ao ser convertido para a orientação de parágrafos usada em notícias em geral. Não nos importamos de fazer a reformatação por você (e faremos sempre que necessário), mas leve em conta que em geral este processo tem perdas, e seu texto poderia explorar melhor a oportunidade se fosse redigido tendo em mente a orientação tradicional de notícias publicadas em parágrafos, e não como se fosse a transcrição de um telegrama, um slide ou um anúncio de jornal.

Se estiver indicando uma notícia já publicada por outra fonte, o ideal é que você copie (entre aspas) um trecho que julgar interessante, e acrescente (no início ou no final) os seus comentários. Se você manda só a cópia ou só o comentário, sua contribuição também tem valor, mas cópias com comentários são o ideal.

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