Blog

ERRATA SOBRE O WINE

Posted by:


WINE (http://www.winehq.org/ ) – Wine (acrónimo recursivo para WINE Is Not an Emulator) não é emulador ,parece como um ,faz igual ao emulador( http://pt.wikipedia.org/wiki/Emulador )de Atari, Megadrive, Playstation e etc ….Mas se quer usar um aplicativo que apenas funciona no Windows use o wine(que não é emulador) como todos que baixa jogos para Atari e outros  consoles, vem um texto com a seguinte restrição:

Baixe este jogo se você tiver esse cartucho do jogo.

Uma certa vez eu escutei um dono de restaurante me dizer que Mussarela não é queijo(Serio, eu ouvi isso !).Então indaguei a seguinte questão!

Que coisa é Mussarela ? pois todos falam que é um tipo de queijo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Queijo ) ,porem tem gente que diz que não é.

Bom, se necessita de uma coisa que funciona Softwares que roda apenas no Windows use Wine, porem chame do que quiser,pois para mim o programa Wine tem cara de Queijo ou emulador ,sei la , uma coisa que quase emula o Windows,mas que roda jogo!Mas parece tanto com  um emulador , olhe nesse link : http://www.winehq.org/about/ e diga ate que parece um!Bom desculpe meu engano com queijo ,desculpa,com emulador ,não! com… sei la, o negocio que roda softwares do Windows se posso dizer isso.

***Curiosidade

Mussarela ou Muçarela: Qual é a forma correta?

http://www.mundodastribos.com/mussarela-ou-mucarela-qual-e-a-forma-correta.html ***

Pensar é mais difícil  de que copiar e colar texto!

Mas a Mussarela ou  Muçarela é excelente  no pão  e na pizza isso não tem discussão.

Nostalgia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Nostalgia ),pois ficar explicando tudo, o artigo fica gigantesco.

Wine não emula também o processador ,pois não é necessário como antigo MSX (http://pt.wikipedia.org/wiki/MSX ) que tem um emulador para o antigo  processador Z 80.Como a linha PC (http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador_pessoal ) todos processadores segue mesma linha de barramento   e de certa forma algumas  “COISAS” ficam   obsoletas com tempo ,  como  exemplo a porta” Paralela” e a” COM” com a vinda da porta porta USB (Universal Serial Bus).Porem, como o Linux e o  Windows usam mesmo tipo de hardware ,por que emular um processador  que já opera ambos sistemas.

O que Wine faz é o necessário apenas para  rodar programas que  funciona no Windows,certos detalhes de criar  emulador como do antigo MSX , EPROMS ( http://pt.wikipedia.org/wiki/EPROM )  , processadores e etc… não faz a necessidade do Wine.

USB link:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus

É  emulador sim e na cara de pau os programadores falam que não ,por alguns detalhes técnicos ,para Microsoft não ter como cancelar o uso do Wine que é um  valioso aliado  para nosso amado Linux rodar softwares que é exclusivo da Microsoft,pois a grande corporação detém larga colaboração de  empresas como Adobe.Praticamente para rodar aplicativos do Windows os programadores do WINE (tenho  quase certeza) tiverem uma parte do código fonte do Windows ou mesmo obtiveram informações  como sistema opera com Softwares exclusivo do sistema Windows.Existe um linha ténue entre a legalidade e o ilegal.

O Wine fica entre o software executável ,como famoso Flash da Adobe e Linux,pois esse converte a informação para Linux trasmitir para seu PC.

Por isso que é dito como camada.Um sanduíche de queijo onde parte de cima do pão é Flash da Adobe e o queijo o Wine sendo que a ultima fatia de baixo é o Linux que manda para boca do PC. O Linux com sua interface gráfica gera códigos binários (linguagem de maquina) para o PC onde assim conseguimos  operar a maquina para executar funções com uso de  programas,isto é, o sistema operacional  nada mais é que um intérprete(faz tradução simultânea  entre Humanos e maquina).

Mas quem gosta do termo que Wine simula , é uma camada etc… tudo bem! Wine é uma  camada compatível da Microsoft  e não emulador. Emulador simula operações de hardware que dito pelos gurus da informática, e o wine simula.

Aos  Gurus  da informática tem que ter sabedoria e paciência com usurários novos e intermediário como o  Marcelo Santi Freire(O mesmo que escreve esse artigo),pois para mim é uma grande novidade passar informações e esta sendo um aprendizado a cada artigo,tenham calma e conselhos sempre é bem vindo.

Porem simulador ou emulador, que seja!O Wine (http://pt.wikinews.org/wiki/Primeira_vers%C3%A3o_beta_do_emulador_Windows_%22Wine%22_%C3%A9_disponibilizada) vai rodar meus jogos que para minha pessoa ,já é suficiente!

Bem ,sobre Mussarela ,minha fonte confiável(minha mãe ) disse que é um tipo de queijo.



related post

1


About the Author:

Discussion

  1. Eduardo de Paula  maio 2, 2010

    Eu pensava que era emulador, kkkkkk
    e eu também pensava que era queijo 🙁
    um post bem-humorado é muito legal, hehehehehe