Com o lançamento da nova versão 2.49, uma nova ferramenta para animação muito interessante foi adicionada ao Blender: o Etch-a-ton. O legal dessa ferramenta é que agora é possível “desenhar” caminhos para os ossos, facilitando a construção de ossos até para personagens mais complexos, como um polvo.
[vimeo clipe_id=”2032424″ width=”400″ height=”225″]
Confira abaixo alguns vídeos dessa nova ferramenta em prática:
- Blender: Etch-a-Ton, Continuous Embedding
- Blender: Etch-a-Ton, Retargetting
- Blender: Etch-a-Ton, Stroke Subdivision Methods
- Blender 3D 2.49 – Bone Sketching e Texture Nodes
Teclas de atalho para esta ferramenta:
Tecla P (ou no menú Armature -> Bone Sketching): abre o painel de controle do bone sketch no modo de edição de Armature;
Botão esquerdo do mouse: desenha os caminhos dos ossos. Clicando e segurando você desenha um caminho, clicando e soltanto desenha uma linha reta (para parar de desenhar, clique com o botão direito do mouse);
Botão direito do mouse: ativa opções como cortar, deletar, inverter, etc. Também seleciona caminhos com o clique;
Ctrl + Botão direito do mouse: ativa a opção Action, com as opções Flatten (suaviza o caminho), Straighten (alinha o caminho) e Poligonyze (torna o caminho uma reta).
Esc: cancela um caminho durante a edição;
X: deleta um caminho.
Fontes:
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