Blog

Remoção de olhos vermelhos com o Gimp

Posted by:

Remoção de olhos vermelhos com o Gimp


Atualmente vivemos um tempo onde o desenvolvimento das tecnologias esta ocorrendo de forma extremamente rápida, e isso não é diferente quando tratamos de ferramentas visuais, ou editor de imagens o nosso gimp, os truques as estratégias estão sempre se aprimorando, cada dia uma nova dica surge e isso enriquece e muito o trabalho de profissionais dessa área como por exemplo os fotografo, designers, enfim, o profissional que manipula imagens e neste artigo tratarei da correção ou remoção de olhos vermelhos.

Com todas essas possibilidades o que não faltam são os nossos “GIMP’s” que na verdade é um apelido para GNU Image Manipulation Program, resumindo são as famosas ferramentas de manipulação de imagem que são o instrumento de trabalho de muitos fotógrafos e outros profissionais da área, podemos abordar algumas dicas, truques de como explorar ainda mais o potencial do GIMP.

Gimp – Como posso obter?

Para ilustrar melhor e o leitor poder compreender o que esta sendo dito basta adquirir gratuitamente o GIMP. É possível fazer seu download em seu website oficial, o www.gimp.org. A ferramenta é de código aberto e livre para utilização sem pagamentos algum.

Remoção de olhos vermelhos?

O GIMP pode ser usado como um simples programa de pintura, mas também é um poderoso editor para auxiliar no aumento da qualidade fotográfica e retoques. Sabe aquele ‘take’ único, que foi um momento especial do evento, mas que as pessoas sairam parecendo verdadeiros vampiros, com olhos acesos e vermelhos? O GIMP resolve com apenas alguns cliques, veja como!

  • Passo 1 – Amplie a sua imagem com zoom focando a área afetada pelo efeito vermelho nos olhos;
  • Passo 2 – Selecione a “Ferramenta de Seleção Elíptica” (tecla de atalho “E”), e faça um círculo contornando a área dos olhos afetada pelo efeito vermelho;
  • Passo 3 – Após seleção realizada nos olhos verifique no menu superior a opção “Cores” em seguida opção “Dessaturar…”;
  • Passo 4 – Irá aparecer uma caixa com algumas opções, você deve selecionar “Luminosidade” que é o efeito que causa deformidade na coloração dos olhos;

Essa é uma dica essencial que todos devem conhecer, apesar de simples é uma técnica que pode salvar uma foto boa, mas que apresentou este efeito colateral irritante.

Podemos explorar uma série de outras funcionalidades e aprimoramentos da ferramenta, afinal a sua utilização é de simples manuseio por conter elementos intuitivos para os usuários.

Como esse maravilhoso editor é free ou seja não é necessário pagar por sua licença, conseguimos então uma excelente ferramenta de trabalho para nos acompanhar dia após dia. Tendo em mãos o conhecimento necessário para seu manuseio, somado com técnicas de fotografia, resulta em excelentes trabalhos.

Créditos da imagem: Suus Wansink via Compfight cc



related post

0


About the Author:

Nerd inveterado, já tentou 'abraçar' a informática como um todo e quase enlouqueceu, já perdeu coisas boas da vida para ficar estudando 'a tecnologia do momento', mas conseguiu bons amigos nas veredas binarias.