Blog

Proibição de propaganda dirigida a criança.

Posted by:


Mais uma vez vemos a sabedoria dos governantes de nossa nação, fazendo qualquer coisa para aparecer, e atrapalhando quem trabalha honestamente.

E a comunidade de computação gráfica brasileira, provavelmente, seria bastante afetada, uma vez que muitos, talvez até a maioria, dos trabalhos de computação gráfica no Brasil são para a área de publicidade e propaganda. Além dos profissionais brasileiros não receberem praticamente nenhum tipo de ajuda ou incentivo por parte do governo, se é que recebe algum, eles ainda querem atrapalhar e diminuir o já pequeno, mas importante, espaço conquistado pelos artistas digitais.

Acredito que isso seja uma total falta de bom senso. Dizer que a culpa das crianças quererem um brinquedo ou seja lá o que for, está nas propagandas e afins. Ja fui criança, e quando pedia algo para meus pais eles simplesmente conversavam comigo. Isso se chama EDUCAÇÃO, e é com isso que o governo deveria estar preocupado, mas ele prefere deixar o povo ignorante!

Falar que a culpa disso é da propaganda, e eliminá-la, é o mesmo que tirar os carros das ruas porque um indivíduo qualquer, por qualquer motivo, atropelou alguém (o que já aconteceu muito, e ainda acontece),  concluindo que para isso não acontecer mais é preciso eliminar os carros.

Eu acho que essa não é a solução para esse problema.

O que a lei abrange:

(…)linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores; trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança; representação de criança; pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil; personagens ou apresentadores infantis; desenho animado ou de animação; bonecos ou similares;

promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil; e promoção com competições ou jogos com apelo ao público

infantil(…)

(…)publicidade, anúncios impressos, comerciais televisivos, “spots” de rádio, “banners” e “sites” na internet, embalagens, promoções, “merchandising” e disposição dos produtos nos pontos de vendas(…)

Existem vários sites falando sobre isso na internet, é só procurar nas ferramentas de busca.
Para mais detalhes: http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=124768
O site da câmara tem link para deixar comentários. Sejam construtivos.
Procurem grupos que estão trabalhando essas ideías.
Participem!



related post

1


About the Author:

Discussion

  1. mangojambo  setembro 11, 2008

    Que ótimo isso!! É realmente uma evolução para a próxima Idade das Trevas. Nessas horas dá vontade de sumir desse país por causa dessa corja. Ah Brasil, me diga com quem andas e te direi quem és!!!

    (reply)

Add a Comment