Blog

Projeto Social – Ozônios a Batalha Final

Posted by:


desaquecindo_low.jpg

Em busca de atender a demanda por uma literatura que atinja todas as faixas etárias, bem como todas as camadas sociais, procurei descrever na Obra Desaquecimento Global – Faça Acontecer ©2008, as ações dos elementos químicos em nossa Atmosfera Global, de modo que haja conscientização para a melhoria de nossa qualidade de vida.

Este poderá ser o “chute inicial” para uma Campanha de Conscientização Mundial, denominada Ozônios a Batalha Final, que pretende alertar sobre as interferências da raça humana com relação ao Meio Ambiente e o Planeta Terra, através da Obra escrita, de Peça Teatral e do Roteiro para Cinema 3D.

 

Conheçam algumas personagens e seus perfis.

 

“ … a molécula-bebê tem seu corpinho formado por dois átomos de flúor, e sua cabeça formada por um átomo de Gás Carbônico, e sua calda formada por dois átomos de Cloro que ficou presa no furo central da tampa do aerossol, …Sem que percebesse, foi se distanciando da garagem, chegando a um jardim, onde encontrou várias flores, apaixonando-se por um grande girassol, de pétalas muito amarelas e de aparência exuberante.

 

“ … uma molécula grande e gorda, toda suja, constituída por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono, sendo um de oxigênio e outro de gás carbônico (CO2). Gorda e totalmente suja, é conhecida como Comandante Sujona, que determina a todas as outras moléculas CO2 que saiam do escapamento e se juntem aos CFCs…. se coloca à frente de toda aquela concentração de moléculas de CFCs e CO2 e aos berros começou a dizer-lhes que o objetivo daquela concentração é destruir a camada de ozônio de uma única vez.

 

“ … aquela “meleca de chocolate”, começa movimentar-se dentro da embalagem e dela saem duas moléculas de feniletinamina, substância responsável pelo bem-estar e encontradas na composição de alguns doces e chocolates. Elas são moléculas “desengonçadas” que têm nas suas formações outros subgrupos de moléculas de açúcares … olham para cima, procurando aquele murmurinho triste. Localizam a molécula- bebê no alto do girassol e dirigem-se ao seu encontro ….dizem serem um casal de aventureiros, Sr. Fenileti e sua esposa a Sra. Namina e que promovem a sensação de felicidade nas pessoas.

 

“ … os “reforços” chegarão entre um ou dois dias e então determina que se apresente um voluntário CFC. Explica-lhe que ele será o “Precursor”, encarregado de subir até a Camada de Ozônio, para que lá seja observado o comportamento e hábitos dos Ozônios, para que nós possamos ter bastante informações de como vencê-los na “GRANDE BATALHA”! Após receber as instruções da Comandante Sujona, o Precursor dirigiu-se até o seu alojamento, onde equipou-se com uma mochila de alças bem compridas presas as suas costas …”

 

“ … quem os recepciona é o Cientista Hélio. Uma molécula de gás hélio (He), que é um gás nobre, monoatômico, incolor e inodoro, que se veste com roupas brancas, que olha para a molécula-bebê e para seus pais dizendo-lhes, amigos, existem moléculas de gases como vocês por todos os lugares. Nos aerossóis, nos gases para refrigeração e que há tempos não vejo moléculas de CFC em meu laboratório.

 

“ … de repente, a porta se abriu e por ela saiu uma “molécula-velha”, flutuado “meio manca”, segurando uma bengala, aproximando-se de cabeça baixa….. Como é possível o Urânio 236, causar tantos estragos? …..Vou explicar a vocês como funciona a bomba atômica e qual o grande mal que ela causa à natureza. O núcleo de todo e qualquer átomo é formado por prótons (carga positiva) e por nêutrons …”

 

“ … até chegar numa comunidade onde se encontravam muitas moléculas de ozônio, que permaneciam agrupadas, ouvindo as explicações de uma molécula ozônio “mais velha com cara de ancião”, que prelecionava aos “jovens ozônios”.O Velho Ancião dizia-lhes que eles não o conheciam, mas podia afirmar-lhes que aquela era uma rotina constante, pois “ainda ontem os jovens ozônios eram moléculas de oxigênio” e devido à combinação de raios solares com a influência da ionosfera, tornaram-se ozônios …”

 

A Capa provisória, bem como a obra, que pode ser adquirida ou alugada, encontram-se no site www.biblioteca24x7com.br

Contato com o Autor, baltazar@vparpineli.zzn.com



related post

2


About the Author:

Nerd inveterado, já tentou 'abraçar' a informática como um todo e quase enlouqueceu, já perdeu coisas boas da vida para ficar estudando 'a tecnologia do momento', mas conseguiu bons amigos nas veredas binarias.

Discussion

  1. Baltazar  março 21, 2009

    Pessoal, estou batalhando no projeto, apesar da falta de interesse da maioria das pessoas, mas quem sabe um dia desses o projeto decola.
    Um abraço a todos

    Meu e-mail para contato mudou para baltazarb@terra.com.br