Blog

Artista 3D, quem ele é afinal?

Posted by:


giz de cera - artigo quem é o artista 3dUma criança

O artista 3D inicialmente é, sem sombra de duvida uma criança! Ué? Como assim? Você deve ter se perguntado agora, mas sei que há de concordar comigo que uma das coisas que mais agrada uma criança é receber uma caneta ou alguns lápis de cor com alguma folhas em branco e total permissão para transferir sua imaginação, e assim somos nos quando abrimos o blender com a cena vazia e pegamos ‘ nossos lápis de cores virtuais’ e damos vasão a nossa criatividade.

É certo também que a criatividade é algo intrínseco em qualquer criança! Ou nunca viu uma delas contando uma de suas expedições a um mundo imaginário? Temos que ter uma imaginação tão fértil e livre de preconceitos, limitações e tendencias como estes! Tem também que ser algo divertido, prazeroso como nos era em nossa idade tenra, temos que nos perder no tempo com isto ou não soara natural.

Um fotografo

Ser um bom fotografo é saber ver além do que os outros conseguem enxergar, prova disto é que duas pessoas com o mesmo equipamento, em um mesmo local, com as mesmas condições de iluminação, apontando para o mesmo tema conseguem fotos tão diferentes! Isto é resultado de suas experiencias, emoções e visão da vida, tudo captado em alguns milésimos de segundo e tudo isto é bagagem para artistas 3D, e não tenho nenhum receio de dizer que ser ainda melhores que estes grandes profissionais, pois precisamos conhecer todos as suas técnicas como enquadramento, configuração de iluminação, abertura de lente, etc e ainda temos que ver um tema que ainda nem existe! Por isto que temos que saber pelo menos o básico de fotografia, somos algo como algo como uma evolução desta arte, sem a mínima pretensão de ser superior.

Um médico Legista/Veterinário

Sempre que se modela um personagem 3D orgânico temos que tomar cuidado com seus músculos, tanto quanto em repouso ou tensionados, saber qual é o limite de rotação de uma articulação, qual a transparência de uma cartilagem, ou flacidez de uma determinada parte do corpo e suas proporções para período de sua vida e sua etnia.

Químico/Físico

Embora sejam campos científicos extremamente extensos, não é necessário nem possível ter amplo conhecimento de suas matérias, mas devemos conhecer algumas características básicas como índice de refração (IOR) e outras propriedades de como se comportam cada material para então tentar simular isto na cena 3D.

Artista plastico

Aqui já temos coisas mais objetivas como qual cor fica melhor nesta parte da composição, me agrada mais este elemento aqui, qual textura devo colocar neste outro objeto e assim por diante e este é na minha opinião o mais difícil atributo que um artista virtual precisa, afinal não é possível conseguir isto em uma formação acadêmica ou em cursos especializados, deve ser desenvolvido por cada individuo de forma única.

Conclusão

Ser um artista 3D não é algo tão simples assim como parece e ao mesmo tempo não é tão complexo, é preciso apenas saber dosar estes conhecimento e criar obras incríveis, basta ter persistência, determinação e não desistir.

E você, o que acha que indispensável para o artista 3D?



related post

1


About the Author:

Nerd inveterado, já tentou 'abraçar' a informática como um todo e quase enlouqueceu, já perdeu coisas boas da vida para ficar estudando 'a tecnologia do momento', mas conseguiu bons amigos nas veredas binarias.

Discussion

  1. Hataloana  fevereiro 2, 2013

    Isso ai PROCEDURAL
    todos na vida temos que ser criança
    e deixar nossa IMAGINAÇÃO soara natural……