Blog

Usando Blender na educação

Posted by:


Em continuidade à proposta de utilização do Blender no setor educacional demos o primeiro e importante passo com atividades aplicadas para alunos de 2ª a 4ª séries  do Ensino Fundamental.

Aproveitando o entusiasmo desses alunos, causado pelo mundo 3D, foram explorados conceitos elementares de geometria com a apresentação de objetos planos e/ou tridimensionais, bem como dos comandos utilizados na abordagem dos conceitos de profundidade, rotação, deslocamento e ângulo de visão. Tudo de forma lúdica e natural, sempre buscando uma relação entre os mundos 3D e real.

Para os alunos das 1as e 2as séries, nós, professores, desenvolvemos  uma atividade para a montagem do Tangram (quebra-cabeça chinês, cujo nome significa “7 tábuas da sabedoria”), onde os alunos tinham como objetivo: arrastar, rotacionar e posicionar as peças, conforme o desenho proposto para cada série, dando assim os primeiros passos na utilização do software de computação gráfica Blender 3D. Confira os trabalhos realizados pelos alunos da 2ª série, bem como algumas fotos dessa execução, no link abaixo.

Para as 3as e 4as séries, desenvolvemos partes de  um personagem, onde o objetivo era a sua montagem,  com mais liberdade do que foi proposto na atividade realizada com as peças do Tangram. Para esta tarefa foram abordados os mesmos conceitos de arrastar, rotacionar e posicionar as peças. Os alunos também
foram apresentados a outros comandos, entre eles como duplicar partes necessárias para a formação do tal personagem.

O resultado foi muito além de nossas expectativas, já que os alunos realizaram as atividades propostas sem maiores problemas. Difícil mesmo foi controlar a euforia da garotada, gerada pelo ambiente 3D do Blender, ao mesmo tempo em que foi imensamente gratificante o retorno após as aulas, já que vários alunos nos procuravam para obter mais informações a respeito do Blender.

Para conferir o resultado desse trabalho:
http://www.colegioimperatriz.com.br/index2.asp?arquivo=atividades/ef/08/blender/apres.htm ou mesmo através do site do Colégio: http://www.colegioimperatriz.com.br, botão “Fundamental I” – opção link “Comum”, link “Trabalhos na Informática”.
Estamos a disposição para troca de informações.  Até a próxima.
Boas Festas a todos!
Professores Kleber e Paulo



related post

2


About the Author:

Nerd inveterado, já tentou 'abraçar' a informática como um todo e quase enlouqueceu, já perdeu coisas boas da vida para ficar estudando 'a tecnologia do momento', mas conseguiu bons amigos nas veredas binarias.

Discussion

  1. ErickGoes  janeiro 15, 2009

    Bom dia Kleber e Paulo

    Fico muito feliz quando vejo projetos educacionais como este coordenado por vocês. As possibilidades de uso do Blender em atividades educativas são infinitas e é interessante notar a forma como planejaram as atividades para os alunos de acordo com a faixa etária. E os trabalhos ficaram muito legais e pelo visto a criançada gostou bastante.

    Parabéns pela iniciativa!

    (reply)
  2. Kleber  junho 15, 2009

    Boas a todos!

    Como não faço mais parte da equipe escolar e depois de grande decepção, venho aqui colocar meu novo contato.
    Ao Erick meu muito obrigado pelo incentivo, aliás estou procurando emprego e ao mesmo tempo redirecionando meus trabalhos para o site que estou criando.
    Não gostaria de acabar com o trabalho que começamos, digo isso também pelo Paulo que tenho certeza de ter a mesma opinião que eu.
    Foi muito gratificante ver as crianças se deliciarem com o Blender e gostaria muito de continuar esse e outros trabalhos.
    Quem sabe um dia.
    Um grande abraço a todos.
    Kleber

    (reply)

Add a Comment